Terapia Ocupacional

Icone_TO.png

A especialidade

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

É uma área que tem intervenção voltada para a pessoa e seu grupo social. O objetivo é ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia. Por meio do fazer afetivo, relacional, material e produtivo o profissional contribui com os processos de produção de vida e saúde.

Terapeuta ocupacional é o profissional de saúde, devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9). É necessário ter formação acadêmica superior, habilitado a avaliar o paciente, buscando identificar alterações nas funções práticas, considerando faixa etária ou desenvolvimento da formação pessoal, familiar e social. A partir desta avaliação, traça o projeto terapêutico indicado que deve favorecer o desenvolvimento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes. Além da melhoria do estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

Conheça nossos profissionais!

Terapeuta Ocupacional com intensa atividade clínica, graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus de Marília) em 2013. Cursou o Programa de Aprimoramento Profissional, com apoio da FUNDAP, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutoranda em Ciências da Reabilitação pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP). É pós-graduada pela Universidade Federal de São Carlos em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência Intelectual. Pós-graduada pelo Instituto Infantil CBI of Miami em Intervenções Precoces no Autismo baseadas no Modelo Denver. Certificada na Integração Sensorial de Ayres (Ayres Sensory Integration), incluindo treino avançado em administração, correção e interpretação da SIPT & SPM, com introdução a EASI. Autora de diversos trabalhos apresentados em congressos científicos na temática do desenvolvimento sensório-motor em condições atípicas. Terapeuta Ocupacional Supervisora do Grupo Adastra.

Caroline Duchatsch Ribeiro de Souza

CREFITO 16030-TO

servletrecuperafoto (1).gif
logo_lattes.jpg

Currículo da

Caroline Duchatsch Ribeiro de Souza

Adriel Cezar Lessa Monteiro

CREFITO-3/20864-TO

servletrecuperafoto.gif

Graduado em Terapia Ocupacional pela UniSagrado em 2018. Terapeuta Ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Jaú – SP entre agosto e outubro de 2019. Participou do Projeto de Extensão – “Atividade Lúdica e de Lazer no Hospital Estadual Bauru”. Co-autor do trabalho científico "Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva – Produção de Dispositivo para Pessoas com Hanseníase com Perda de Sensibilidade Térmica”, realizado na Universidade do Sagrado Coração. Curso “Ensino Funcional: A Maneira Concreta do Ensino para Alunos com Autismo”, ofertado pela Federação das APAEs do Estado de São Paulo (16h). Especialização em curso na Análise do Comportamento Aplicada e formação em andamento em Integração Sensorial, ambos pelo CBI of Miami. Supervisionado pela Terapeuta Ocupacional Me. Caroline Duchatsch, com certificação internacional na Integração Sensorial.

 

 

logo_lattes.jpg

Currículo do

Adriel Cezar Lessa Monteiro