Psicologia

psicólogo.png

A especialidade

A Psicologia é uma ciência que desenvolve e estuda uma série de teorias sobre o porquê as pessoas se comportam da forma como se comportam e como é possível ajudá-las a superar suas dificuldades e/ou desenvolverem-se de algum modo. 

O psicólogo é o profissional com graduação plena em Psicologia que atua na pesquisa, avaliação, promoção e prevenção, intervenção e acompanhamento psicológico. Com base em métodos e estudos científicos comprovados, o psicólogo pode atuar diretamente com indivíduos com desenvolvimentos típico e atípico, trabalhando as habilidades sociais e emocionais diante de situações do cotidiano, estimular o desenvolvimento cognitivo, acolher e oferecer suporte aos pais e/ou responsáveis, além de proporcionar apoio à equipe interdisciplinar.
A Análise do Comportamento é uma das abordagens que têm evidenciado por meio de muitas pesquisas a efetividade de seus princípios e procedimentos com o propósito de reduzir, pelo menos em parte, as dificuldades dos indivíduos e promover melhor qualidade de vida.
Diante disso, os planos de ensino são individualizados, sistematizados, bem estruturados e com conceito sólido. A intervenção pautada na Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA) organiza-se pelo ensino de unidades reduzidas e mensuráveis de comportamento, e assim, dedica-se a potencializar as habilidades do indivíduo.

Em caso de dúvidas a respeito do exercício profissional,  consulte o Código de Ética do Psicólogo: https://site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-etica/

Conheça nossa profissional!

Ana Elisa Lucci Vieira

CRP  06/144554

Ana Elisa.jpg

Psicóloga formada pela Universidade Paulista (S. J. do Rio Preto/SP), concluiu o programa de Residência Multiprofissional da USP (Bauru) em 2021. Durante a graduação atuou com a Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica, realizando também Iniciação Científica. Na residência atuou com crianças, adolescentes e adultos com deficiência e em fase de rastreio para TEA. Dentre os projetos desenvolvidos, destacam-se o “Preparo Psicológico em Crianças para Cirurgia de Implante Coclear: um vídeo autoexplicativo”, apresentado no XIV Congresso de Psicologia da UNESP (2020), e a elaboração de uma ficha de entrevista inicial para crianças e adolescentes em diagnóstico audiológico e acompanhamento na FOB/USP. Como trabalho de conclusão de residência, pesquisou acerca da percepção dos residentes sobre a atuação do psicólogo no programa de implante coclear e o trabalho em equipe interdisciplinar. Conduziu grupos de apoio a pais e familiares de pacientes com implante coclear e grupo de crianças implantadas. Formação em andamento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Estratégias Naturalísticas pelo Instituto Singular, com Mayra Gaiato.

logo_lattes.jpg

Currículo da

Psic. Ana Elisa Lucci Vieira