ADASTRA Científica

estudar.png
Logo_ADASTRA_Científica.png

A produção científica da nossa equipe

Encontre aqui as contribuições científicas dos nossos profissionais, publicadas em anais de eventos, livros e artigos em periódicos. Clique nos hiperlinks para ter acesso ao conteúdo disponível na web. As referências dos capítulos de livro indicam sites ou lojas físicas, onde podem ser adquiridos.   

"O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano".

Isaac Newton

Nota: Os títulos dos trabalhos estão destacados em negrito, independente da norma.

estante_livros.jpg
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13

FERREIRA, G. C. Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. 2006. Dissertação de mestrado, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, Marília, Brasil. 165f, 2006. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91247. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

FERREIRA, G. C.; DELIBERATO, D.; CARVALHO, S. M. Necessidades de informação de famílias de crianças com atrasos globais do desenvolvimento a respeito de temas referentes à comunicação. In: MANZINI, E. J. Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007, pp. 209-219.

Pode ser adquirido em: http://abpee.net/editora

DONATI, G. C. F. Blog como estratégia de orientação fonoaudiológica de um programa de educação familiar continuada em linguagem infantil. In: IX Jornada de Educação Especial, 2008, Marília/SP. Anais da IX Jornada de Educação Especial. Marília, 2008.

 

FERREIRA-DONATI, G. C.; DELIBERATO, D. Programa de educação familiar continuada em linguagem: contribuições de orientações escritas num modelo de educação à distância. In: DELIBERATO, D.; GONÇALVES, M. J.; MACEDO, E. C. Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2009, 353 p.

 

FERREIRA-DONATI, G. C.; DELIBERATO, D. Programa de educação familiar continuada em linguagem: contribuições de orientações escritas num modelo de educação à distância. In: DELIBERATO, D.; GONÇALVES, M. J; MACEDO, E. C. Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2009.

 

FERREIRA-DONATI, G. C.; DELIBERATO, D. Processo de simbolização gradual com a utilização de embalagens, rótulos, imagens fotográficas e pictogramas com deficientes intelectuais. Anais do VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, 2013.

 

FERREIRA-DONATI, G. C.; DELIBERATO, D. A interface família e comunicação suplementar e/ou alternativa nas publicações de livros brasileiros. Anais da 12.ª Jornada de Educação Especial da UNESP de Marília, 2014.

 

DONATI, G. C. F. Programa de educação familiar a distância em linguagem e comunicação suplementar e alternativa. 2016. Tese de doutorado. Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, Marília, Brasil. 200f, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/136353>. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

 

SAITO, Claudia Mieli; FERREIRA-DONATI, Grace Cristina; GARCIA, Ana Paula Seabra. Modelo de ensino de coreografia em aula de educação física junto a estudante com TEA. In: Anais do 7º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/cbee/cbee7/papers/modelo-de-ensino-de-coreografia-em-aula-de-educacao-fisica-junto-a-estudante-com-tea>. Acesso em: 10 jan. 2019.

 

FERREIRA-DONATI, Grace Cristina, & DELIBERATO, Débora. (2017). Questionário de Necessidades de Informação em Linguagem e Comunicação Alternativa (QNILCA-F) - Versão para Família. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(1), 53-66. Acesso em: https://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000100005

 

FERREIRA-DONATI, Grace Cristina; DELIBERATO, Débora. Educação familiar em linguagem infantil: contribuições do grupo focal. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 139-152, mar. 2018. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18932>. Acesso em: 10 jan. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5902/1984686X18932

 

MARQUES, Carlos André & FERREIRA-DONATI, Grace Cristina. A arte-educação ampliando possibilidades para a criança com TEA. In: Anais do XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Marília: UNESP, 2018. p.1035. Disponível em: http://ocs-jee.marilia.unesp.br/index.php/JEE

SILVA, I.C.P.; PREFEITO, C.R.; TOLOI, G.G. Contribuição da Educação Física para o desenvolvimento motor e social do aluno com Transtorno do espectro do autismo. Rev. Assoc. Bras. Ativ. Mot. Adapt.,  Marília, v. 20, n.1,p. 71- 80, jan./jun, 2019. Disponível em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/9072