AÇÕES DE 

ENFRENTAMENTO AO

NOVO CORONAVÍRUS

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CONDUTA DO GRUPO ADASTRA EM RELAÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS

Prezados clientes,

Tendo em vista o avanço da pandemia do COVID-19 e atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos reguladores de saúde do Brasil, definimos pela suspensão temporária das atividades nas duas unidades do Grupo Adastra a partir de 23 de março até data a ser definida. Buscamos ser agentes do cuidado que o momento exige para com nossos assistidos e suas famílias. Estamos trabalhando incansavelmente na estruturação de novos programas de atendimento terapêutico a distância e na intensificação de atividades de telemonitoramento já adotadas pelo Grupo Adastra. Esperamos entrar em contato muito brevemente para continuarmos a intervir de modo relevante no desenvolvimento das crianças e jovens e no suporte aos adultos que acompanhamos. Nossa secretária permanecerá trabalhando no formato de homeoffice, e estará disponível em horário comercial pelo celular/WhatsApp, que já é de conhecimento de todos. Contamos com a compreensão de todos e pedimos que cuidem uns dos outros com afeto e muita diligência!  Vocês são muito importantes para nós!

 

Com amor, 

Grupo Adastra

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Seguindo a Recomendação n.º 19/2020 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, as   resoluções dos Conselhos de Fonoaudiologia (Resolução CFFa n.º 580, de 20 de agosto de 2020), de Psicologia (Resolução n.º CFP 011/2018) de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Resolução 516/2020) e as recomendações do órgão americano Behavior Analyst Certification Board (https://www.bacb.com/bacb-covid-19-updates/) e (https://www.bacb.com/category/bacb-covid19/), que definem sobre a realização de procedimentos terapêuticos por meio de tecnologias de informação e comunicação, informamos que o Grupo Adastra elaborou documento descritivo dos procedimentos terapêuticos que ocorrerão na modalidade a distância nos meses de março e abril (ou até que se faça necessário). 

Informarmos que os profissionais seniores do Grupo Adastra realizam atividades profissionais, incluindo teleconsulta e telemonitoramento (atividades na modalidade a distância) há muitos anos e têm a experiência necessária para a condução dos procedimentos.

Para garantir a guarda de sigilo, a confidencialidade e a segurança nas interações a distância, utilizamos softwares e plataformas que atendem protocolos internacionais de segurança, como o protocolo HIPAA (HIPAA compliance). Esta regulação norte americana (Health Insurance Portability and Accountability Act – HIPAA) estabelece um conjunto de padrões de segurança para proteger informações de saúde.

A listagem de plataformas digitais em conformidade com  HIPAA podem ser verificadas no website da Health Information Privacy dos EUA: https://www.hhs.gov/hipaa/for-professionals/special-topics/emergency-preparedness/notification-enforcement-discretion-telehealth/index.html.

Abaixo, alguns exemplos de plataformas
que atendem o protocolo HIPAA (em ordem alfabética):
• Amazon Chime
• Cisco Webex Meetings / Webex Teams
• Doxy.me
• Google G Suite Hangouts Meet
• GoToMeeting
• HiTalk (oferecido pela  Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, gratuitamente aos associados)
• Skype for Business
• Spruce Health Care Messenger
• Updox
• VSee
• Zoom for Healthcare
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Desenvolva habilidades para se

comunicar melhor com sua criança!

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Objetivo:

Capacitar pais e/ou outros familiares a respeito do desenvolvimento da linguagem infantil e sobre sistemas, recursos e estratégias de comunicação suplementar e alternativa.

Descrição:

10 sessões coletivas (até 5 pessoas) por meio de videoconferência, com fornecimento de material escrito ilustrado e acesso a vídeos demonstração e videoaulas.

Duração:

60 minutos

Profissional(is):

  • Fga. Grace Ferreira-Donati

  • Fga. Camila Rissato

  • Ped. Ana Paula Seabra Garcia

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Objetivo:

Orientar pais e familiares sobre estratégias que favorecem a aprendizagem do comportamento verbal, bem como fornecer conceitos sobre os principais operantes verbais que são as bases para o desenvolvimento da linguagem.

Descrição:

Serão realizadas sete sessões por

videoconferência em grupo, tendo por base os seguintes

temas:

  1. O que é comportamento verbal/linguagem e como ocorre sua aprendizagem?

  2. Formas de manejo de linguagem que podem interferir negativamente em sua aquisição

  3. Ensino de habilidades consideradas pré-requisitos para o ensino da linguagem

  4. Formas de estimular o comportamento receptivo

  5. Formas de estimular o comportamento expressivo

  6. Formas de estimular o comportamento expressivo (continuação)

  7. Encerramento

Cada família participante deverá enviar vídeos de situações combinadas durante o curso de capacitação para serem analisados pelos profissionais. A análise será compartilhada com os pais individualmente, resultando em orientações personalizadas.

Cada família participante deverá enviar vídeos de situações combinadas durante o curso de capacitação para serem analisados pelos profissionais. A análise será compartilhada com os pais individualmente, resultando em orientações personalizadas.

Duração:

10 horas

 

Profissional(is):

  • Fga. Dra. Grace Cristina Ferreira-Donati,

  • Fga. Camila Tomazi Rissato,

  • Ped. Ana Paula Seabra Garcia,

  • Ped. Giane Cristina Guimarães,

  • Ped. Fernanda Gomes,

  • Psic. Ma. Bárbara Trevizan Guerra (profissional parceira do Grupo Adastra)